1200Talvez por brincar com tópicos incomuns ao seu cinema, como o espiritualismo e o sobrenatural, muitos espectadores, em especial a crítica, não simpatizaram com Personal Shopper (2016), o novo filme do cineasta francês Olivier Assayas. A produção rendeu ao realizador a Palma de Ouro de Melhor Direção no Festival de Cannes do ano passado, mesmo após uma recepção morna e polêmica no evento. Essas contradições tornam o filme ainda mais único e interessante para ser analisado.

É fato que o diretor se afeiçoou muitíssimo por Kristen Stewart após a sua performance em Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014). Este seu longa-metragem recebeu mais de quinze prêmios, entre os quais estão vários dedicados à atriz norte-americana. Assayas já externou que considera Stewart a melhor atriz da geração atual, então não é surpresa ela estar presente em praticamente todas as cenas de Personal Shopper. Já a comparação com Acima das Nuvens é digna de citação, pois Kristen contracenava com ninguém menos que Juliette Binoche e aqui em Shopper assistimos a atriz carregar o filme sozinha e com grande êxito. Vale destacar ainda que o personagem com quem a protagonista mais interage está presente através de mensagens de celular de um número desconhecido.

Kristen-Stewart-Personal-Shopper

Na trama, Stewart é Maureen, uma profissional que compra roupas e acessórios para personalidades ricas. Com a recente morte de seu irmão gêmeo e médium, a garota busca algum indício de vida após a morte. Inusitado e construído com fantasmas, espíritos e leves sustos, o filme possui uma tensão muito bem desenvolvida por Assayas. A dúvida que paira para a protagonista e também para o espectador é se aquilo tudo é real ou não. Estaria o irmão tentando contato do além? Tudo é muito bem refletido pelo ceticismo da personagem rebelde de Stewart associado a um clima de suspense presente durante toda a projeção.

Como saldo, Personal Shopper é um filme minimalista sobre perdas. Pode ser considerado também sobre espíritos, mas se o é, acaba sendo naturalmente, sem pregar ou definir uma opinião a respeito. É um filme ousado onde a protagonista é imperfeita e complexa. Assayas desenvolve seu roteiro e atmosfera sobre acontecimentos que não compreendemos muito bem, em especial as atitudes das pessoas. Um filme marcante que incita a ser revisto assim que acaba.